Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Ramon Mello: “O povo de Petrópolis perdeu um extraordinário homem público, Paulo Gratacós”

“Honroso dever de agradecer-lhe, em nome de Petrópolis, os inestimáveis serviços que prestou sem medir esforços ou poupar sacrifícios à coletividade à qual, como ficou demonstrado, tão nobremente sabe servir.” Essa frase de agradecimento foi dita em 9 de fevereiro de 1966, pelo prefeito da época, Flávio Castrioto, ao então jovem engenheiro Paulo Gratacós pelo seu trabalho na cidade , que foi atingida por fortes temporais, ocasionando os tradicionais problemas que todos conhecem. Mas, essa frase tem uma simbologia enorme, que na época não se tinha dimensão, era apenas um jovem engenheiro trabalhando em defesa dos moradores prejudicados pelas chuvas. O tempo passou, e vimos que aquele jovem continuou contribuindo com os mesmos inestimáveis serviços como prefeito, para a construção de uma sociedade petropolitana mais desenvolvida e justa, sempre com os mesmos esforços e sacrifícios pela coletividade.
“O povo de Petrópolis perdeu um extraordinário homem público. Paulo Gratacós nos deixa um legado enorme de comprometimento com a coisa pública. Altivez, firmeza, liderança, austeridade, eficiência e respeito ao povo são marcas que jamais serão esquecidas de Gratacós, que também foi um político além de seu tempo. Meus sinceros sentimos a família, em especial a nossa querida Lucilla Gratacós.” Disse Ramon Mello. 
Paulo Gratacós, em sua gestão, teve pulso firme, altivo, severo se preciso, mas sereno e equânime em suas decisões, deu dignidade ao cargo, vimos restabelecido o respeito, a credibilidade e Petrópolis reavivou seu período áureo. Petrópolis perde um dos seus mais ilustres homens públicos. Nos resta o reconhecimento pelo seu legado.