Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Petrópolis pode ter o título de Capital da Moda do Estado do Rio

Setor é responsável por 14% do PIB, quase R$ 700 milhões


Projeto de lei do deputado Luiz Paulo (PSDB) que intitula Petrópolis como "Capital da Moda" do Estado do Rio de Janeiro está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) e poderá ser aprovado ainda este ano. A proposta tem o apoio do deputado petropolitano Bernardo Rossi (PMDB) que mobiliza os parlamentares em prol da aprovação do projeto.
A possibilidade de transformar Petrópolis em Capital da Moda surgiu diante das dificuldades econômicas que a cidade enfrentou devido à catástrofe de janeiro de 2011. Responsável por 14% do PIB de Petrópolis, cerca de R$ 700 milhões, o setor é um dos pilares da economia da cidade com mais de 40 mil empregos na cadeia produtiva e um parque industrial composto por mais de 600 confecções e quase dois mil pontos de vendas.
- A imagem da cidade foi duramente comprometida ainda que as chuvas não tenham atingido diretamente as indústrias do setor. Desde a CPI das Chuvas da Alerj que o PSDB está apresentando projetos na Alerj para resgatar economia e a autoestima dos petropolitanos", afirma o coordenador regional do partido, Ramon Mello.
Para o deputado Luiz Paulo, é preciso reconhecer a importância, tanto da Rua Teresa, como do pólo de modas do Bingen e a Feirinha de Itaipava, que representa o pólo de modas do distrito. "Antes de mais nada é uma valorização de sua imagem institucional. O setor já é reconhecido por sua qualidade e com mais esse título, essa chancela, fica ainda mais relevante", afirma.
Para Bernardo Rossi, outros segmentos dos ramos de turismo e hotelaria ganham à reboque do título de Capital da Moda. "A moda hoje está diretamente aliada ao turismo, ao turismo de compras, especficamente. Esse título só tem a contribuir para ambos os segmentos", aponta Bernardo Rossi.